quinta-feira, 30 de junho de 2011

O som e suas características – Áudio Escola

O que é Som?

Conforme o dicionário, o som tem como definição:
“Fenômeno acústico que consiste na propagação de ondas sonoras produzidas por um corpo que vibra em meio material elástico.”
Pesquisando em livros de física, encontra-se a seguinte definição:
            “Forma de energia mecânica, que se propaga como onda longitudinal num meio material e que tem a propriedade de sensibilizar nossos ouvidos.”
Quando um objeto vibra na atmosfera, ele movimenta partículas de ar ao seu redor, com isso, essas partículas movimentam outras partículas de ar e com esta movimentação carrega e transmite a vibração criada pelo objeto.


  
Quando um violão é tocado, a corda do violão vibra e fica expandindo e contraindo. Ao se expandir, ele empurra as partículas de ar ao seu redor. Estas partículas colidem com outras ao seu redor, as quais colidem com as seguintes e assim sucessivamente. Esta é a chamada compressão que corresponde à pressão máxima da propagação sonora.
Quando a corda se contrai, ela puxa as partículas de ar ao seu redor. Isto acarreta uma queda na pressão, o que puxa ainda mais partículas de ar, acarretando em uma nova queda de pressão e assim por diante. Esta diminuição de pressão é chamada de rarefação e corresponde à pressão mínima da propagação sonora.



Podemos identificar com mais facilidade na imagem acima, as compressões, que são graficamente representadas acima do eixo de propagação, e as rarefações que se encontram abaixo do eixo de propagação.

Características do Som

Em todos os tipos de som, podemos identificar quatro características importantes em sua composição.

Intensidade: está associada àquilo que normalmente é chamado de volume. A diferença entre um som intenso/forte e um som fraco, vem da amplitude de vibração da onda senoidal.

Conforme a imagem acima, identificamos que um som forte, que são sons mais intensos, alcançarão valores de amplitude maiores, e um som fraco, que são sons menos intensos, terão valores de amplitude menores. E para medir essa intensidade sonora usa-se uma unidade chamada Decibel*.

*Para saber mais sobre Decibel, clique no link ao lado > Decibel – Áudio Escola

Altura: está relacionado com os termos “baixo”, “médio” e “alto”, que não estão relacionados com o volume do som, pois sons baixos são os graves, como o som de um contrabaixo ou bumbo de bateria. Os sons altos são os agudos, como um apito ou flautim. Os sons intermediários são os médios, como a maioria das vozes das pessoas.

Portanto, está errado pedir para alguém falar mais alto quando não se está ouvindo ela, pois pedir para falar mais alto é pedir pra falar mais “agudo”, ou seja, o certo seria pedir pra falar mais forte. A altura do som está ligada com a sua frequência*.

*Para saber mais sobre Frequência, clique no link ao lado > Frequência – Áudio Escola


Timbre: costuma ser definido como a “cor” do som, pois através dele podemos identificar um mesmo som produzido por fontes diferentes como, por exemplo, dois instrumentos musicais tocando a mesma nota musical. Podemos dizer também que o timbre é o formato da onda sonora, pois ela define com exatidão quais as propriedades geradas pela fonte, assim o ouvinte consegue identificar qual fonte sonora origina aquele determinado som.


Portanto, o timbre resulta da soma de vários parâmetros. Por exemplo:

  • Onda fundamental;
  • Número de harmônicos;
  • Distribuição de harmônicos;
  • Intensidade relativa de cada harmônico;
  • Intensidade total das partes somadas à onda fundamental.


No gráfico abaixo mostramos uma das possíveis relações da intensidade na composição de um timbre:



Duração: consiste no tempo que o som é transmitido. A mistura de sons curtos e longos é que determina o ritmo da música. Outro exemplo é o código Morse, que combina uma sequência de sons breves e longos para transmitir uma mensagem.


Curiosidades
Velocidade do Som em diversos meios na temperatura de 25ºC
Meio
Velocidade (m/s)
Ar
346
Água
1.498
Álcool
1.207
Vidro
4.540
Ferro
5.200
Granito
6.000

Nenhum comentário:

Postar um comentário